Os Primeiros Filosofos Pre-Socráticos Prof Idemar 1º ano A - B -C - D.
ESCOLA ESTADUAL PAULO KOBAYASHI;
Curso: Ensino Médio;
Disciplina: Filosofia;
Professor: Idemar Noronha;
Turmas: 1º A – B – C – D;
OS PRIMEIROS FILOSOS PRE-SOCRATICOS
A filosofia grega antiga corresponde a um longo período que começou por volta do final do século VII a.C., e se estendeu ate o século III d.C,. Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socraticos devido a uma classificação posterior da filosofia que tinha como referencia a figura de Sôcrates, representante do pensamento clássico, e que antecedeu e influenciou dois grandes filósofos: Platão e Aristóteles.
Grande parte das obras dos primeiros filósofos foi perdida, restando-nos apenas fragmentos e comentários feitos pelos filósofos posteriores, ou seja, pela doxogracia. O centro de suas investigações era a natureza, por isso são conhecidos como naturalistas, ou filósofos da physis, termo grego para “mundo físico”, “natureza”,. Sabemos também que geralmente escrevem em prosa,abandonando a a forma poética característica das epopéias, dos relatos míticos.
Qual foi a novidade desses primeiros filósofos? Até então as explicações sobre a origem e a ordem do mundo tinham por base os mitos transmitidos por Homero e Hesíodo, que constituíam as teogonias e as cosmogonias (origem no tempo),. Agora, em vez de explicar a ordem cósmica pela interferência divina, os filósofos buscavam respostas por si mesmo. Por meio da razão. Portanto, as questões tornam-se cosmológicas: o sufixo logos denota o predomínio da razão. Da explicação argumentativa.
O
principio de todas as coisas;
O que intriga os primeiros filósofos o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar mudança de lugar, aumento e diminuição, qualquer alteração ou um movimento substancial, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Então se perguntam: o faz com que, pesar de toda mudança, haja, algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim sob a multiplicidade das coisas eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um principio original e racional (em grego. Arkhé). O termo principio pode ser entendido como origem, mas também como fundamento.
Observe como a filosofia nasce de um problema, uma indagação nova, que procura ir além do já sabido. Por isso, existe uma ruptura entre mito e filosofia, porque o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, enquanto a filosofia problematiza e, portanto, convida à discussão.A filosofia rejeita explicações baseadas no sobrenaturais. Mais ainda: a filosofia busca a coerência interna e a definição rigorosa dos conceitos, e organiza-se em doutrina, surgindo, portanto, como pensamento abstrato.
Vejamos alguns desses primeiros filosóficos que, por poderem pensar de modo autônomo, divergirem entre si.
Os filósofos Jônios: tudo é um;
Os primeiros pré-socrátisos. Como Teles, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito, todos naturais de Jônia, são conhecidos como monistas, porque identificam apenas um elemento constitutivo de todas as coisas.
Comentários
Postar um comentário